Intenção de compra na Black Friday no Brasil aumenta 29%, aponta pesquisa
Uma data que ficou bastante esperada entre os brasileiros nos últimos anos, sem dúvida, é a da Black Friday. Tradicional nos Estados Unidos, a data virou sinônimo de lucro também no Brasil, com o aumento importante na intenção de compras nesse período no mercado nacional. A Black Friday brasileira vai ocorrer no próximo dia 26 de novembro, e com uma alta significativa.
Segundo uma pesquisa apontada pelo Facebook, a intenção de compras na data teve um aumento de 29% em comparação ao mesmo período do ano passado, com uma forte tendência de compra através do e-commerce. A pesquisa ainda aponta que 77% das pessoas entrevistadas disseram que o celular é a principal ferramenta de compra neste ano. No ano passado, a intenção de compra pela ferramenta era de 53%.
Já as compras presenciais apontaram uma queda situada. A intenção de compra é de 41%, diferente dos 57% registrados no ano passado. Mesmo assim, as lojas físicas ainda são importantíssimas para a data em questão, isso porque 70% dos entrevistados querem a opção de compra on-line e retirada na loja, para receber o produto com mais rapidez.
A pesquisa ainda reforça a importância de uma boa estratégia de divulgação das promoções. Cerca de 80% destacaram na pesquisa que gostariam de receber ofertas personalizadas para compras durante a Black Friday. Além disso, 79% dos entrevistados disseram estar dispostos a comprar novas marcas, caso tenham ofertas atrativas.
Os entrevistados da pesquisa ainda apontaram o que será de maior procura nessa data. Entre os itens mais citados estão: Roupas e acessórios (45%), eletrônicos (44%), celulares (41%) e informática (40%).