• sac@lidernet.com.br
Círio 2021: Economia pode ter impacto positivo com retomada do mercado
Círio 2021: Economia pode ter impacto positivo com retomada do mercado

O Círio de Nazaré 2021 já toma conta de todos os setores de mercado e economia no capital paraense. A expectativa é de que neste ano, com a retomada econômica, alguns setores tendem a ter um ganho melhor em relação ao ano passado, que ainda havia uma incerteza maior por conta de diversas oscilações ocasionadas pela pandemia e também pela não realização de forma oficial das procissões do círio. Neste ano, a Diretoria da festa de Nazaré já apresentou uma realização do Círio de forma adaptada,  e isso tende a fazer aquecer o mercado e a economia

Para se ter noção, no ano passado, a Federação dos Artesãos do Pará (Facapa), estimou uma perda de R$8 milhões nas vendas desses produtos. A tendência é de que esse setor tenha uma recuperação em relação ao ano passado, assim como o de alimentos, que sofreu impactos no ano passado, mas olha com boa perspectiva neste ano com a venda de itens indispensáveis da culinária neste período. 

Outro fator importante para os avanços econômicos é o avanço da vacinação, que garante um cenário de maior controle epidemiológico da região, garantindo também a abertura de setores que sofreram bastantes perdas econômicas como o setor hoteleiro, gastronômico e de eventos. 

Ainda não há um estudo fechado com relação aos ganhos econômicos neste período, mas estima-se que o cenário deste ano seja bem mais positivo em relação ao ano passado, com uma retomada mais forte dos setores. A programação do Círio 2021 será realizada entre os dias 10 e 24 de outubro.

Fotos: Agência Pará.