• sac@lidernet.com.br
Dia do Consumidor: mercado prevê alta nas compras em diversos setores
Dia do Consumidor: mercado prevê alta nas compras em diversos setores

Conhecido como a “Black Friday do primeiro semestre”, o Dia do Consumidor tem ganhado relevância no comércio, sendo considerado a primeira grande data do ano no calendário comercial do e-commerce.

E o evento não se resume a um único dia: nos últimos anos, ele tem movimentado uma semana inteira de ofertas para atrair os clientes e potencializar os resultados do varejo.

Em 2021, os e-commerces faturaram R$6,3 bilhões na primeira quinzena de março — um crescimento de 85% em relação ao ano anterior.

Esses são os dados do relatório da AlliN, que mostram o potencial do Dia do Consumidor para alavancar as vendas da sua loja virtual. Inclusive, este ano, 42% dos consumidores têm intenção de aproveitar as promoções da data.

Comemorado em 15 de março, o Dia do Consumidor foi originalmente criado pelo ex-presidente John Kennedy para celebrar os direitos do consumidor nos Estados Unidos, em 1962. Por aqui, o evento ganhou vida em 2014.

Ano a ano, a data vem se destacando no varejo online devido ao seu volume de buscas, vendas e intenções de compra. Com isso, tornou-se um evento praticamente obrigatório para os e-commerces.

Recentemente, surgiu a tendência de expandir a data para a Semana do Consumidor, e as lojas passaram a oferecer uma semana inteira de promoções, incentivando os clientes a anteciparem suas compras.

Segundo a pesquisa da AlliN, em 2021, os primeiros picos de visitas e vendas do e-commerce aconteceram logo no início de março e foram se intensificando à medida que o Dia do Consumidor se aproximava.

Só no Dia do Consumidor, os e-commerces alcançaram R$ 592 milhões em vendas — valor que representa cerca de 10% do total da primeira quinzena de março.

Em relação às categorias de produtos que mais venderam nesse período, os segmentos de destaque foram:

    1. Moda e Acessórios (21%);

    2. Eletrônicos e Informática (18%);

    3. Beleza (14%);

    4. Casa e Construção (12%);

    5. Alimentos e Supermercado (9%).

 

*Com informações do site pagar.me